Atividades de Pesquisa ano 2024

A formação interna: é um processo contínuo e interdisciplinar de estudo e desenvolvimento, realizado pelos membros do grupo, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a temática ambiental e suas relações com a arquitetura, o urbanismo. Através da leitura de artigos científicos, participação em seminários e outras atividades, os membros buscam desenvolver o conhecimento para orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão do grupo.

Projeto do grupo PETarq: consiste no planejamento interno do PET, visando integrar as três dimensões da formação acadêmica: ensino, pesquisa e extensão. Ao definir as atividades e estabelecer metas para cada um desses eixos, o grupo garante que suas ações sejam coerentes com os princípios do PET e contribuam para o desenvolvimento integral de seus membros.

Apoio ao Labcidade: Utilizando a metodologia de ensino por meio de histórias em quadrinhos, desenvolvemos, em parceria com a Profa. Dra. Rozana Riva, ilustrações para o projeto 'Gibis da Mobilidade Urbana'. Mediante visitas a escolas como o CODAP e o Colégio Estadual Zizinha Guimarães, foi possível alcançar estudantes do ensino fundamental e medio, buscando promover a discussão sobre conceitos e políticas públicas de mobilidade urbana.

Levantamento de dados sobre o PET: No início das atividades do PETArq, buscou-se aprofundar o conhecimento sobre o Programa de Educação Tutorial (PET) em âmbito estadual e nacional. Tendo como objetivo compreender a atuação dos grupos PET da UFS e de outros PET do cursos de Arquitetura e Urbanismo, além de conhecer as diretrizes e expectativas do Ministério da Educação (MEC) para o programa, para formular as atividades do PET institucional da UFS.

Levantamento de dados sobre atividades desenvolvidas no DAU/UFS: Com o objetivo de identificar oportunidades de colaboração com projetos de pesquisa do DAU, foi realizado um levantamento dos projetos de pesquisa e extensão em andamento no departamento. Essa iniciativa permitiu mapear as áreas de interesse dos professores e identificar possíveis sinergias entre o projeto do PET e as pesquisas em desenvolvimento.